Mentalidade

Hábitos x Liberdade

marina
Escrito por marina em 15/10/2020
Hábitos x Liberdade
Quer receber nossos conteúdos por e-mail?

Informe os dados nos campos ao lado

Você já pensou em se alimentar de uma forma mais saudável alguma fez na vida?
E já pensou em organizar seu orçamento em Excel para saber quanto ganha e quanto gasta?
Já tentou tirar uma hora do seu dia para exercitar seu corpo?
E aquela uma hora do dia para aprender mais sobre o seu trabalho ou aprender algo novo?

É… as vezes pensamos que se adicionarmos essas tarefas em nosso dia-a-dia, para que sejam realizadas repetidamente, iremos nos tornar reféns da nossa rotina e iremos perder a tal Liberdade. Você já teve esse tipo de pensamento?

Mas, e se eu te falar que pode ser justamente o contrário? Sabe aquela frase: “Disciplina é Liberdade”, pois bem, ela é muito bem representada no livro: Hábitos Atômicos: um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus – James Clear

Achei tão sensacional um parágrafo, que vou compartilhar na íntegra com vocês:

”Hábitos não restringem a liberdade. Eles a criam. Na verdade, pessoas que não controlam seus hábitos, muitas vezes são as que tem menos liberdade. Sem bons hábitos financeiros, você sempre estará lutando pelo próximo tostão. Sem bons hábitos de saúde, sempre parecerá ter pouca energia, sem bons hábitos de aprendizagem, sempre sentirá que está atrás da curva. Se está sempre sendo forçado a tomar decisões em tarefas simples – quando devo me exercitar, onde vou escrever, quando pago as contas -, então tem menos tempo para a liberdade. Somente quando tornamos os fatos básicos da vida mais fáceis é que conseguimos criar o espaço mental necessário para o pensamento livre e a criatividade.
(…)
Construir hábitos no presente permite que você faça mais do que deseja no futuro”

E você sabia que seu cérebro AMA um hábito? Isso porque ele gasta muito, muito menos energia para executá-lo. Já reparou que as vezes você você se pergunta se escovou os dentes pela manhã? Parece não se lembrar se fez isso, e como fez, pois é, isso acontece porque seu cérebro faz no piloto-automático, sem a necessidade que você pense em como fazê-lo, pois já é um hábito.
Por isso é tão difícil criar novos hábitos, pois o cérebro adora ser preguiço e fazer tudo no piloto automático, sem pensar em nada.

Mas depois que se torna um hábito, PAHHHH! Você não precisa mais ter tanto esforço para fazê-lo, fará automaticamente.

Então meu querido, minha querida, se force agora para ter um bom hábito para que no futuro, você faça as coisas melhores pra você, que trará as vantagens para uma vida maravilhosa e te deixará livre para as coisas mais importantes!!!

Plante agora para colher daqui uns anos!!!

#Simbora

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.